Noite silenciosa, noite santa

Stille_Nacht_Jubilaeumskarte

Cartão-postal comemorando os 100 anos da canção de Natal “Stille Nacht, Heilige Nacht”

Oberndorf bei Salzburg, Áustria. Véspera de Natal de 1818.

Toda a Europa, e a Áustria em particular, sofria ainda os efeitos das Guerras Napoleônicas, encerradas três anos antes. A pequena vila de Oberndorf não era exceção. O pároco da cidade, Joseph Mohr, estava preocupado com o desânimo que se abatia sobre seus paroquianos, naquele que seria seu primeiro Natal em Oberndorf.

Lembrou-se então de um poema que havia escrito 2 anos antes, quando morava na cidade de Mariapfarr. Era um texto que falava sobre a beleza e simplicidade  daquela “silenciosa e santa Noite” na qual Jesus veio ao mundo. Recuperou o manuscrito com a letra e correu até Franz Xaver Gruber, o organista da igreja de Oberndorf; perguntou-lhe se poderia musicar aquele poema,  de forma que a canção fosse apresentada na Missa do Galo, naquele mesmo dia.

Gruber disse que conseguiria, apesar do tempo curto, mas havia um problema: o órgão da igreja de São Nicolau, a matriz de Oberndorf, estava quebrado, pois os ratos haviam roído os foles! Teria então de compor a melodia usando seu violão.

Naquela noite, Mohr e Gruber, com seu violão, apresentaram aos paroquianos de Oberndorf aquela que se tornaria a canção de Natal mais conhecida do mundo: “Stille Nacht, heilige Nacht” (“Noite silenciosa, noite santa”, em alemão), que em português foi traduzida como “Noite Feliz”.

O vídeo abaixo traz a versão original da música, apresentada na cidade onde foi cantada pela primeira vez:

No ano seguinte, o construtor de órgãos Karl Mauracher, de Fügen, na Alemanha, foi até Oberndorf consertar o aparelho da igreja de São Nicolau. Maravilhado com a beleza da canção, Mauracher levou-a para Fügen, onde foi apresentada já no Natal de 1819. Aos poucos, a melodia espalhou-se pelo mundo; hoje, a música já foi traduzida para mais de 300 línguas e dialetos. Um verdadeiro milagre de Natal!

Com essa bela história de simplicidade cristã, ocorrida na Áustria de nossos ancestrais, o blog Tiroleses no Brasil deseja a todos os seus leitores um bom Natal e próspero Ano Novo!

Buon Natale e Buon Anno Nuovo! Frohe Weihnachten und Frohes Neues Jahr!

Anúncios

Um comentário sobre “Noite silenciosa, noite santa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s