Em memória de Clotilde Kandler

Clotilde_Kandler

O Blog Tiroleses no Brasil presta uma homenagem a Clotilde Kandler Illetschko (1949 – 2018), grande incentivadora da cultura tirolesa em Treze Tílias/SC e no Brasil.

Morador ou turista, brasileiro ou estrangeiro – quem mora em Treze Tílias ou visitou a cidade até meados de 2011 conheceu o pitoresco bar e restaurante típico Kandlerhof, localizado em frente ao “monumento da vaquinha leiteira”. Atualmente, o local abriga um restaurante/pizzaria com pratos variados das culinárias brasileira e austríaca.

O antigo Kandlerhof foi inaugurado em 1988 no prédio que abriga membros da família Kandler e, desde então, guiado pela “Wirtin” Clotilde, uma figura única que ficou famosa não apenas na cidade, mas em vários lugares do Brasil e do exterior. Em seu restaurante era servido diariamente um almoço típico com rico buffet tirolês, além de oferecer um local para os imigrantes e seus descendentes jogarem cartas, para tocar e cantar músicas tirolesas ou para apreciar bons vinhos e cervejas na companhia dos amigos ou, até mesmo, para conhecer novos. Os turistas europeus que visitavam Treze Tílias gostavam muito daquele ambiente ricamente decorado e que lhes remetia aos restaurantes dos Alpes. Ali era possível conversar em português, em alemão, em italiano e fazer novas amizades, confraternizar e “criar pontes” entre os descendentes e a pátria de origem.

Neste ano de 2018, repentinamente, veio a falecer Clotilde Kandler e nosso Blog reporta aqui o “pequeno histórico da vida da Clotilde”, escrito e lido por sua cunhada, Cenira Kandler, durante a missa que antecedeu seu sepultamento.

“Clotilde nasceu no dia 06 de novembro de 1949. Filha de Josef Kandler (de Schwaz, Tirol) e Sofia Platzer Kandler (de Glurns/Glorenza, Tirol), era a primeira filha do casal, seguida por Francisco João (in memorian), Helga Anna e Josef. Casada com Rudolf Illetschko (nascido em Viena) há 15 anos e viveram juntos por 31 anos. Não teve filhos, mas no decorrer de sua vida cuidou e ajudou de muitos como se fossem seus.

Possuía inúmeros amigos que a visitavam frequentemente, pois uma de suas características era ser uma pessoa acolhedora. Sua personalidade marcante não poupava palavras quando precisava dizer algo.

Estudou no Colégio Frei Rogério em Joaçaba/SC, onde fez o curso técnico em Contabilidade. Foi a primeira funcionária da Laticínios Tirol, à época da fundação, juntamente com o Padre Johann Otto Küng [fundador], onde trabalhou no escritório com alguns funcionários. Desempenhou grandes serviços junto à Fundação Hospitalar em seu início, também na secretaria.

Sua disposição para trabalhar e conhecer a terra natal de seus pais a levou a viajar e trabalhar por um certo período na Áustria. Ao regressar para o Brasil, foi trabalhar em São Paulo, tornando-se bem sucedida principalmente pela facilidade de comunicação e por falar a língua alemã. Lá ficou por quinze anos.

Por ocasião da morte de seu pai, e já vivendo com seu companheiro Rudolf, voltou a Treze Tílias. Aqui possuía um restaurante típico austríaco, o qual era referência para encontros, principalmente para aqueles que queria conhecer [e vivenciar] a cultura austríaca. Quando sentiu sua saúde fragilizada, deixou o seu trabalho de 23 anos com o restaurante e foi viver sua vida com o Rudi.

Recebia a todos com alguma coisa para beber e comer. Não esquecia de telefonar no aniversário de cada um de seus amigos. Gostava de dar presentes e de receber também, por mais simples que fossem. Recebia os ministros da Eucaristia e os padres com fé e muito carinho. Apesar de não vir à missa, acompanhava-a pelo rádio.

Cada um de nós que aqui estamos teríamos algo a narrar sobre a Clotilde. Isso mostra que deixou marcas, das quais queremos lembrar com saudade e agradecimento por sua colaboração na vida de tantas pessoas e das entidades culturais, como na Banda dos Tiroleses, nos corais  e grupos de dança. Descanse em paz junto a Deus”.

Descanse em Paz, Clotilde. Ruhe in Frieden.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s