Boas vindas aos leitores.

Tirolesi in Brasile - Tiroler in Brasilien

Bem-vindos! Benvenuti! Willkommen! Benvegnudi!

Neste ano de 2015, nasce um novo espaço de discussões e de informação sobre a imigração. Tiroleses no Brasil é um Blog que pretende ser uma contribuição pequena, mas com um propósito grande, apesar de muito simples: demonstrar compromisso com a verdade histórica no que se refere à Imigração Tirolesa no Brasil (que inclui a chamada “imigração trentina”).

Ainda que simples, não é tarefa fácil. Com base em dados históricos, isso também significa desconstruir uma visão distorcida da imigração tirolesa, que foi – e ainda é – propagada entre muitos descendentes, principalmente entre os trentinos (= tiroleses de língua italiana), mas não apenas.

Não se trata, naturalmente, de nenhuma nova “teoria da conspiração”. Acreditamos que muito do que se vê (e do que se crê) nos meios tiroleses do Brasil é fruto:

  1. Da perda de conhecimentos sobre a própria história.
  2. Da falta de conhecimento sobre a imigração austríaca no Brasil.
  3. Da falta de seriedade (intencional ou não) de alguns descendentes que tratam do assunto.

Verdade seja dita (é nosso objetivo), a falta de seriedade de alguns personagens (de cá e de lá do Oceano Atlântico) também contribui para a propagação de estereótipos e o resultado, como veremos, é a perda da própria identidade e da própria história.

Assim, nosso objetivo não é apenas “recuperar” e, muito menos, “converter” descendentes à nossa visão das coisas. Apresentaremos fatos históricos sobre a imigração tirolesa (que até 1918 foi parte integrante e indiscutível da imigração austríaca) com base em documentos históricos. Aos leitores deste Blog, a tarefa de refletir.

Assumimos as consequências, “compramos a briga” e afirmamos, já nesta apresentação, que não tememos as críticas. Contudo, advertimos: não nos responsabilizamos pelas crises de identidade causadas por nossas publicações.

Bem-vindos e – esperamos que seja – boa leitura!

Anúncios

Um comentário sobre “Boas vindas aos leitores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s