160 Anos de Imigração Tirolesa

simposio_imigraçao_tirolesa

No último dia 17 de novembro foi realizado na cidade catarinense de Treze Tílias o Simpósio Nacional sobre os 160 anos de Imigração Tirolesa no Brasil. O evento foi organizado pelo Blog Tiroleses no Brasil, em parceria com o Centro Cultural Dona Leopoldina, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Treze Tílias, do Consulado da Áustria em Treze Tílias,  da Associação de Turismo de Treze Tílias (ASTURTILIAS) e da Boutique D’Ana.

A abertura do evento se deu na parte da manhã, com a presença de autoridades municipais trezetilienses, da presidente do Centro Cultural Dona Leopoldina, Sra. Brigite Moser Falchetti, da cônsul da Áustria em Treze Tílias, Sra. Claudia Grander Barbieri, do cônsul da Áustria em Blumenau, Sr. Mauro Kirsten, e com a presença do Dr. Reinhard Giner, representando sua esposa, a embaixadora da Áustria para o Brasil, Dra. Irene Giner-Reichl (ambos tiroleses).

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Prof. Misael Dalbosco e, após a entrega de homenagens aos representantes das entidades que apoiaram o evento, foi exibido o vídeo comemorativo elaborado pelo Prof. Dr. Everton Altmayer, com manifestações de descendentes dos principais núcleos coloniais onde houve presença significativa de imigrantes tiroleses no Brasil, fossem de língua italiana ou alemã. O vídeo traz moradores de várias cidades brasileiras e, embora muitos participantes não se conheçam pessoalmente, compartilham da mesma origem:

 

Após uma breve pausa para o almoço, durante a tarde foram apresentadas 12 palestras, proferidas por pesquisadores/descendentes de todas as cidades brasileiras que ainda hoje preservam traços da presença de imigrantes tiroleses de língua alemã ou italiana. Relacionamos abaixo os títulos dos trabalhos, os nomes dos palestrantes, bem como suas cidades de proveniência:

Palestra de abertura
160 anos de imigração tirolesa no Brasil: existe uma identidade comum?
Everton Altmayer

Juiz de Fora (MG)
Do Tirol a Juiz de Fora: a primeira colônia tirolesa do Brasil
Rita Couto e Roberto Dilly

Santa Leopoldina (ES)
A imigração tirolesa em Santa Leopoldina
Geraldo Thomas

Santa Teresa (ES)
Aspectos da imigração tirolesa e estereótipos
Everton Altmayer & Misael Dalbosco

Rodeio (SC)
Os imigrantes de Rodeio e o dialeto tirolês trentino.
Orlando Girardi

Rio dos Cedros (SC)
Núcleos de colonização em Rio dos Cedros: aspectos identitários e culturais.
Andrey Taffner

Nova Trento (SC)
A importância da validação das fontes orais: dois casos práticos em Nova Trento (SC).
Misael Dalbosco

Rodeio (SC)
Os franciscanos em Rodeio (SC)
Nélson Dellagiustina

Piracicaba (SP)
Aspectos culturais da Colônia Tirolesa de Piracicaba.
André Gilson Stenico

Piraquara (PR)
Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra.
Ariel José Thomaz

Porto Alegre (RS)
Os imigrantes tiroleses em Caxias do Sul e na Serra Gaúcha.
Marcelo Armellini Corrêa

Treze Tílias (SC)
Aspectos da colonização em Treze Tílias (SC)
Werner Thaler

cartaz_simposio

No final da tarde, após a apresentação de todas as palestras, os presentes puderam confraternizar com um agradável café colonial oferecido pelo Consulado da Áustria e pelo Centro Cultural Dona Leopoldina.

O evento, incluindo todas as palestras listadas acima, foi transmitido ao vivo via Facebook e está disponível na página do Blog Tiroleses no Brasil. O acesso pode ser feito por meio dos links abaixo:

https://www.facebook.com/tiroleses/videos/2183580285249433/
https://www.facebook.com/tiroleses/videos/1391129714357037/

Em paralelo ao simpósio, foi desenvolvido o livreto “160 anos de Imigração Tirolesa no Brasil (1858 – 2018)”, contendo informações sobre a região do Tirol (história, cultura, línguas, trajes e símbolos) e sobre a imigração, podendo ser adquirido pelo valor simbólico de R$ 3,00 por unidade (com pedido mínimo de 10 unidades devido aos custos de correio). Interessados podem solicitá-lo pelo e-mail contato@tiroleses.com.br

livreto_imigraçao_tirolesa

Livreto com várias informações sobre o Tirol e a imigração.

O Blog Tiroleses no Brasil agradece profundamente a todos aqueles que ajudaram a tornar esse evento realidade: patrocinadores, palestrantes e espectadores. A união demonstrada em prol da preservação da memória dos imigrantes faz valer o antigo lema Viribus Unitis que os imigrantes tiroleses trouxeram ao Brasil a partir de 1858, há longínquos 160 anos!

cropped-logo1.png

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s