Festa de S. Martinho – tradição das lanternas

skt-martin

A procissão de São Martinho (al. Martinsumzug; it. Lanternata di San Martino) é uma antiga tradição cristã no Tirol e em boa parte da região alpina. Mas a festa também é preservada no Brasil.

laternen-00No dia 11 de novembro, a Igreja comemora São Martinho (al. Heiliger Martin; it. San Martino) com uma mensagem de benevolência e amor ao próximo, principalmente aos mais necessitados. A tradição cristã tem sua origem na Idade Média e existe em boa parte da Europa. Ela é ainda muito popular na Áustria e em boa parte da Alemanha, assim como na região do Tirol (Innsbruck, Bolzano e Trento). O costume é recordar o santo católico com uma procissão feita durante a noite, na qual crianças e adultos levam lanternas feitas com velas e papel colorido, podendo ser de diferentes formatos. Há ainda, quem leve lampiões durante a caminhada na qual são entoados cantos tradicionais.

l-martin6158.jpgNas regiões de língua alemã do Tirol, a caminhada é chamada Martinsumzug (“caminhada de S. Martinho”) ou Laternenumzug (“caminhada das lanternas”). Na região de Trento, ela recebe o nome de Lanternata di San Martino (“Lanternada de São Martinho”). Conforme a tradição, a figura do santo, símbolo da benevolência, é relembrada como um soldado romano, montado em um cavalo. Em algumas cidades, é feita uma pequena encenação que recorda o ato de caridade que marcou a vida do então soldado Martinho. As crianças seguem o cavaleiro levando suas lanternas e cantando as canções tradicionais do dia festivo.

martinstag

Festa de S. Martinho em Treze Tílias, SC.

 

No Tirol, a imagem de S. Martinho costuma ser representada na tradição da escultura em madeira de duas maneiras: a mais popular retrata o momento em que ajudou o mendigo, ação que marcou sua escolha pela vida religiosa. Mas é também retratado como um velho bispo com a vestimenta episcopal e uma longa barba.

A história de São Martinho

heilige-martin

Martinho (316 – 397) foi um militar romano com o nome Martinus, filho de Tribuno, comandante do exército de Roma. Nasceu em Sabária (atual Szombathely, na Hungria), então província romana de Panônia, às margens do rio Danúbio, território que corresponde atualmente ao leste da Áustria e parte da Hungria e Eslovênia. Quando criança, começou a frequentar uma igreja cristã e, ainda jovem, resolveu se converter à fé cristã. Seu pai era contrário à doutrina cristã, de modo que quando o jovem Martinus tinha quinze anos (idade adulta para os homens romanos), seu pai o alistou no exército (contra a vontade do filho) e o enviou à Galia (atual França), para que servisse ali o exército romano. Era o século IV, época de expansão do Cristianismo na Europa, e Martinho não abandonou os ensinamentos da infância e procurou uma igreja cristã. Aos vinte e dois anos foi batizado muito provavelmente pelo famoso teólogo S. Hilário, bispo de Pictavium (atual Poitiers), de quem se tornou discípulo.

basileia-martin

Catedral da Basiléia, Suíça.

Nessa época, ocorreu o famoso episódio do manto. Foi quando Martinho, ao ver um mendigo tremendo de frio, cortou seu próprio manto ao meio com sua espada e deu a metade ao pobre que lhe pedia esmola. Naquela noite, o soldado teve um sonho em que o próprio Cristo o agradecia e, daquele dia em diante, resolveu abandonar a carreira militar. Tornou-se monge e, posteriormente, bispo da antiga Civitas Turonorum (“cidade dos Turões”), na atual cidade francesa de Tours. Foi discípulo de S. Hilário (famoso teólogo) e contemporâneo do S. Agostinho de Hipona, filósofo e teólogo de renome. Martinho se destacou por suas obras de caridade e de ensino, bem como por ajudar a construir igrejas, mosteiros e escolas.

Martinho exerceu o bispado por vinte e cinco anos e faleceu com oitenta anos de idade. O bispo foi sepultado no dia 11 de novembro de 397 em Civitas Turonorum, dia que passou para o calendário cristão em sua memória e se tornou festa popular já na Idade Média.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Festa de S. Martinho – tradição das lanternas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s