Noite silenciosa, noite santa

Stille_Nacht_Jubilaeumskarte

Cartão-postal comemorando os 100 anos da canção de Natal “Stille Nacht, Heilige Nacht”

Oberndorf bei Salzburg, Áustria. Véspera de Natal de 1818.

Toda a Europa, e a Áustria em particular, sofria ainda os efeitos das Guerras Napoleônicas, encerradas três anos antes. A pequena vila de Oberndorf não era exceção. O pároco da cidade, Joseph Mohr, estava preocupado com o desânimo que se abatia sobre seus paroquianos, naquele que seria seu primeiro Natal em Oberndorf.

Lembrou-se então de um poema que havia escrito 2 anos antes, quando morava na cidade de Mariapfarr. Era um texto que falava sobre a beleza e simplicidade  daquela “silenciosa e santa Noite” na qual Jesus veio ao mundo. Recuperou o manuscrito com a letra e correu até Franz Xaver Gruber, o organista da igreja de Oberndorf; perguntou-lhe se poderia musicar aquele poema,  de forma que a canção fosse apresentada na Missa do Galo, naquele mesmo dia.

Gruber disse que conseguiria, apesar do tempo curto, mas havia um problema: o órgão da igreja de São Nicolau, a matriz de Oberndorf, estava quebrado, pois os ratos haviam roído os foles! Teria então de compor a melodia usando seu violão.

Naquela noite, Mohr e Gruber, com seu violão, apresentaram aos paroquianos de Oberndorf aquela que se tornaria a canção de Natal mais conhecida do mundo: “Stille Nacht, heilige Nacht” (“Noite silenciosa, noite santa”, em alemão), que em português foi traduzida como “Noite Feliz”.

O vídeo abaixo traz a versão original da música, apresentada na cidade onde foi cantada pela primeira vez:

No ano seguinte, o construtor de órgãos Karl Mauracher, de Fügen, na Alemanha, foi até Oberndorf consertar o aparelho da igreja de São Nicolau. Maravilhado com a beleza da canção, Mauracher levou-a para Fügen, onde foi apresentada já no Natal de 1819. Aos poucos, a melodia espalhou-se pelo mundo; hoje, a música já foi traduzida para mais de 300 línguas e dialetos. Um verdadeiro milagre de Natal!

Com essa bela história de simplicidade cristã, ocorrida na Áustria de nossos ancestrais, o blog Tiroleses no Brasil deseja a todos os seus leitores um bom Natal e próspero Ano Novo!

Buon Natale e Buon Anno Nuovo! Frohe Weihnachten und Frohes Neues Jahr!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s