Festa de S. José, padroeiro do Tirol

Josefitag

Em muitos países da Europa, o dia dos pais é comemorado em 19 de março, data em que se celebra São José no calendário católico.

Em várias regiões da Europa, o santo é recordado neste dia, mas na região do Tirol a data é particularmente festiva (al. Josefitag, it. Festa di San Giuseppe) porque São José é o santo padroeiro do Tirol, oficialmente reconhecido em 1772, a pedido da imperatriz Maria Teresa de Habsburgo, com o decreto imperial “Sanctus Josephus Tirolensis Patronus”.

O carpinteiro José é descrito na Novo Testamento como o pai adotivo de Jesus Cristo, tendo esposado Maria com idade mais avançada. As tradições oriental e ocidental do catolicismo divergem em alguns aspectos sobre José ter tido filhos antes de se casar com Maria, ou seja, sobre o carpinteiro ser viúvo.

Josefjosefi giuseppe

Sua devoção nas terras do antigo Império Austríaco é antiga, pois ele também é o padroeiro da antiga família imperial de Habsburgo, monarcas do Império Austro-Húngaro, que, por conta disso, ajudou a difundir a devoção católica em várias regiões da Áustria e Europa. Nos vales de língua alemã do Tirol, o ditado dialetal Ist’s Josefi klor, gibt’s ein guates Honigjohr! (“Se S. José é sereno, há um ano doce”) indica que se a temperatura está amena no dia de São José, o ano deverá ser próspero.

Na cidade de Trento existe a tradicional Fiera di San Giuseppe (“feira de S. José”), com venda de produtos diversos da região. Existem receitas típicas para esse dia, tais como sopas, bolinhos fritos e outros pratos intitulados

Fiera San Giuseppe Trento

Fiera di San Giuseppe a Trento, início do século XX.

 

decreto proibindo simbolos tiroleses 1923

Decreto que proíbe símbolos tiroleses e austríacos na região de Trento (1923).

Até meados do século XIX, o dia de S. José era festejado no Tirol com procissões e com a exibição oficial da bandeira tirolesa nas torres das igrejas. Após 1918, com a anexação do Tirol Meridional (região de Trento e Bozen/Bolzano) ao então Reino da Itália, a festividade perdeu muito de seu caráter festivo, haja vista que o Decreto 5227/1 de 26 de setembro de 1923 ordenava a retirada e/ou destruição de símbolos austríacos e tiroleses nas praças, casas e edifícios do Tirol. Obviamente, a bandeira vermelha e branca do Tirol não era mais exibida e muitas foram confiscadas e queimadas em praças públicas. O documento institui algumas datas, justificando que apenas símbolos anteriores à Restauração de 1815 (fim do domínio napoleônico na Europa) poderiam ser mantidos, mas o que se viu, na realidade, foi um verdadeiro etnocídio que não poupou imagens e pinturas no interior de igrejas e casas. Todavia, o mais “interessante” no decreto está propriamente no ano sua promulgação. Era o ano de 1923, portanto anterior ao governo fascista, o que indica que havia uma intenção do governo italiano de modificar a aparência das cidades da região de Trento e Bolzano muito antes de Mussolini instituir o governo fascista e ordenar a modificação das cidades consideradas troppo austriache (“muito austríacas”), promovendo a remoção quase completa de símbolos, pinturas e monumentos tiroleses feitos nos quase 600 anos de administração austríaca na região.

Atualmente, seja no Tirol austríaco que no Tirol meridional o dia 19 de março não é mais considerado um feriado, mas em várias cidades da região ocorrem festividades e hoje a bandeira tirolesa é exibida nas províncias de Trento e Bolzano (não em caráter oficial) sem proibições.

Josef Schuetzen

Antiga bandeira de uma Companhia de atiradores (Schützen, Bersaglieri) do Tirol.

Em muitas comunidades rurais do Brasil existem festas dedicadas a São José. A maioria dos imigrantes vindos do Tirol preservou em nosso país a fé herdada na terra de origem e a figura do santo é lembrada em festejos e missas festivas.

Josefi 2

Anúncios

3 comentários sobre “Festa de S. José, padroeiro do Tirol

  1. Excelente texto Profº!
    Padroeiro do Tirol e também homenageado na fração de Albaredo in Vallarsa. A igreja leva o nome de Saint Joseph. Saluti dal RS!

    Curtir

  2. Parabéns aos idealizadores desta pagina. Tenho acompanhado as publicações que me ajudam a enriquecer os conhecimentos sobre historia e a cultura da região Tirolesa. Mauro Lenzi

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s