Sagrado Coração de Jesus

folhinha1

No último dia 03/06 comemorou-se a festa do Sagrado Coração de Jesus (it. Sacro Cuore di Gesù, al. Heiligstes Herz Jesu). A devoção ao Sagrado Coração, embora comum a todos os católicos, é particularmente marcada entre os tiroleses, que a trouxeram na bagagem para o Brasil, onde dificilmente se encontra uma casa de descendentes de tiroleses que não tenha a folhinha do Sagrado Coração pendurada na parede da cozinha.

A estreita ligação entre os tiroleses e Sagrado Coração de Jesus teve origem durante as Guerras Napoleônicas, que envolveram toda a Europa, inclusive o Tirol. Em 1796, o ataque das tropas francesas à fronteira meridional do Tirol, cem quilômetros ao sul de Trento, era iminente. Por causa disso, no mês de junho, 24 membros da Dieta Tirolesa reuniram-se em Bolzano, de modo a deliberar sobre a gravidade da situação. Foi então que Sebastian Stöckl, abade de Stams, sugeriu que a assembleia confiasse o Tirol ao Sagrado Coração de Jesus, como forma de pedir ajuda a Deus para enfrentar o conflito iminente. Na sequência, os tiroleses conseguiram se defender do invicto exército francês por quase dez anos, até 1805, quando a região foi então conquistada.

napoleao_02

Napoleão Bonaparte

Quatro anos mais tarde, em 1809, liderados pelo albergueiro Andreas Hofer, os tiroleses novamente pegaram em armas para enfrentar o exército napoleônico, desta vez nos arredores da capital tirolesa, Innsbruck. Devido à clara desvantagem em que se encontravam as companhias de atiradores (it. bersaglieri, al. Schützen), formadas basicamente por camponeses mal armados, Hofer decidiu renovar, junto a seus soldados, o voto de devoção ao Sagrado Coração de Jesus feito em 1796. Nos meses que seguiram, os tiroleses ganharam 3 batalhas seguidas contra os franceses, na montanha Isel, garantindo a independência do Tirol por algum tempo.

Devido a intrigas políticas, e a própria força do exército francês, em 1810, os tiroleses foram derrotados e o Tirol foi novamente conquistado pela França (retornaria à Áustria somente após o fim do período napoleônico, em 1815). Hofer foi traído, capturado pelos franceses e executado em Mântua, no Norte da Itália, em 22 de fevereiro de 1810.

AH_erschiessung-von-andreas-hofer-in-mantua_1

A execução de Andreas Hofer em Mântua.

A derrota, porém, não apagou da memória dos tiroleses as milagrosas vitórias na montanha Isel, de forma que desde aquele tempo os tiroleses dedicam grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus, honrando os votos feitos em 1796 e 1809. Na Europa, uma das maneiras com a qual essa devoção vem sendo celebrada desde então são os Fogos do Sagrado Coração (it. Fuochi del Sacro Cuore, al. Herz-Jesu-Feuer). Em todas as regiões do Tirol Histórico (províncias de Trento e de Bolzano, na Itália, e o Estado do Tirol, na Áustria), na data da festa do Sagrado Coração, são acessas grandes fogueiras no alto das montanhas como recordação dos votos de 1796 e 1809. Normalmente as fogueiras são acesas de modo a formar motivos religiosos ou patrióticos a quem as observar de longe, dos vales.

herzjesu-feuer-eisacktal

Desconhecemos registros da tradição dos Fogos do Sagrado Coração nas comunidades fundadas por tiroleses no Brasil; porém é certo que eles trouxeram consigo uma grande devoção ao Sagrado Coração, ao qual dedicaram muitas igrejas e oratórios. Essa devoção sobrevive ainda hoje entre os descendentes, em cujas casas não pode faltar a tradicional folhinha do Sagrado Coração pendurada na cozinha.

Anúncios

3 comentários sobre “Sagrado Coração de Jesus

  1. ,eu vejo a folhinha anual do sagrado coração de Jesus pelo menos a 50 anos até hoje, na casa de meus bisavós (tiroleses de Sagron e Garniga). Ela era distribuida pelos capuchinhos de trento em nossa Cidade.Boa noite.

    Curtir

  2. Olá amigos tiroleses,
    Em caxias do sul meu antepassado Giuseppe Giacomelli construiu uma igreja toda de pedra em devoção ao sagrado coração de Jesus, em agradecimento a ter sobrevivido as guerras ainda na Áustria. Esta igreja ficou pronta em 1892 e ate hoje sao celebradas missa e os típicos almocos coloniais da região, em especial em junho na comemoração de Sacro Cuore. Mais informações no link https://www.caxias.rs.gov.br/turismo/texto.php?codigo=756
    Grande abraço a todos,
    Daniel

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s