Esporte e Tradição

Foto: Pedal do Chopp (Treze Tílias SC)

 

O Blog Tiroleses no Brasil destaca duas belas iniciativas que unem esporte e cultura tirolesa, modernidade e tradição.

Pedal do Chopp e Magna Longa. Treze Tílias, no estado de Santa Catarina e Piracicaba, no estado de São Paulo. Duas iniciativas distintas em dois lugares distintos, com aproximadamente mil quilômetros que os dividem. No entanto, o que os torna semelhantes – e, de certo modo, os “une” – é a valorização da identidade tirolesa, a cultura dos antepassados combinada com a modernidade e o esporte.

Em ambos os eventos (que serão realizados em setembro), ciclistas de todas as idades, profissionais ou amadores, participam não apenas para “pedalar”, mas também para conhecerem um pouco mais da cultura tirolesa presente no Brasil.

 

Pedal do Chopp 2016.

Pedal do Chopp 2016.

Em Treze Tílias, temos o Pedal do Chopp, organizado pelo grupo Pedal 13 Tílias, formado por ciclistas amadores residentes na cidade conhecida como “Tirol brasileiro”. O evento está na sua terceira edição e, desde a primeira, foi um sucesso de público local e nacional, com participantes renomados. O evento faz parte do calendário oficial da Liga Independente de Cicloturismo e do calendário de eventos turísticos da cidade de Treze Tílias. O percurso contempla uma competição e um passeio ciclístico que percorre a área urbana, com suas casas típicas e belos jardins, e também a zona rural do município, com belas paisagens da natureza e comunidades rurais. Ao final, é servido um almoço e são sorteados/distribuídos premiações e brindes. Como o nome indica, também é valorizada a cerveja artesanal produzida na cidade. Assista ao vídeo:

 

 

Magna Longa 2016.

Magna Longa 2016.

Na Colônia Tirolesa de Piracicaba, o circuito Magna Longa, organizado pelo grupo de ciclistas amadores Tirol Tracks, realiza o passeio ciclístico cultural que contempla a história do bairro Santa Olímpia (fundado por imigrantes tiroleses em 1892), com paradas programadas onde são contadas curiosidades sobre a história da imigração tirolesa e da cultura local, sobre os monumentos presentes da comunidade, bem como sobre os produtos locais. Ao final do passeio, é servido um almoço típico com culinária típica do Tirol Meridional (região de Trento). Como o nome em dialeto trentino indica (“comer fartamente”), o almoço típico é um dos momentos principais.

Tirol Bikers de Piracicaba SP

Tirol Bikers de Piracicaba SP

 

O Blog Tiroleses no Brasil deseja, desde já, sucesso aos eventos culturais e esportivos.

Anúncios

Um comentário sobre “Esporte e Tradição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s