Tiroleses na Revista História Catarina

 

O blog Tiroleses no Brasil divulga a edição de agosto da Revista “História Catarina”  que traz uma matéria especial sobre a imigração tirolesa, feita a partir de uma série de textos publicados em nosso blog.

b

A revista “História Catarina” é publicada mensalmente pela Editora Leão Baio, da cidade de Lages, sob a coordenação editorial do historiador Cláudio Rodrigues da Silveira. A revista nasceu em 2006 com edições trimestrais e, a partir de 2010, publica edições mensais. Atualmente, é bastante conhecida em Santa Catarina por trazer artigos interessantes e curiosidades sobre a história, com enfoque para a aspectos históricos dos estados do Sul, sempre com belas imagens. O conteúdo dos textos publicados são de interesse geral e voltados principalmente para o público jovem, em especial para os estudantes e professores. Ao final das matérias, constam perguntas que auxiliam o leitor na interpretação do texto. A revista é distribuída mensalmente às escolas estaduais de SC, onde é usada para conteúdo didático e de apoio às aulas de História, mas também é vendida em livrarias e bancas de todo o estado.

a

A edição n. 73 (agosto/2016) dedicou 19 páginas à reportagem especial intitulada Imigrantes do Tirol em Santa Catarina, escrita a partir do texto da série Mi son tiroles (“Eu sou tirolês”), publicado em três partes pelo nosso blog. A matéria traz curiosidades sobre a história do Tirol, informações sobre os três grupos linguísticos tiroleses (alemão, italiano e ladino), bem como explicações sobre a região de Trento. Além disso, são informados os  estados brasileiros que receberam imigrantes tiroleses a partir de 1859, enfatizando a presença desses imigrantes no estado catarinense. Nesse contexto, são abordados temas importantes como a perda da identidade e do uso do dialeto por causa da política nacionalista levada a cabo por Getúlio Vargas, bem como o processo de “trentinização” dos descendentes a partir da década de 1970, com a criação de círculos trentinos, e a “redescoberta” das origens.

O blog Tiroleses no Brasil faz seu agradecimento especial aos responsáveis pela revista que, em nosso entender, contribuíram significativamente para divulgar aspectos históricos e identitários importantes no contexto da imigração tirolesa (e austríaca) no Brasil.

jornal o trentino

Matéria do Jornal O Trentino, de Nova Trento SC, sobre a publicação da revista.

Anúncios

2 comentários sobre “Tiroleses na Revista História Catarina

  1. Everton, boa tarde.

    Fico feliz qdo adotam sua apostila “Mi son Tiroles” para estudo e aprendizado.

    Pena que nossos “paesi” não dão o devido valor, deveria estar na “ponta da língua” de todos, principalmente jovens.

    Abraços, Zé Luis.

    Curtir

    • Caró “Zé” Luis:
      Agradecemos pelo apoio constante. Para a revista não foi o texto da “Apostila Tirolesa”, mas um resumo dos três textos da série “Mi son Tiroles”, publicados aqui no Blog.
      Att.
      Everton

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s