Verdades históricas

veritas

A “Bocca della Verità” em Roma, antiga escultura romana. Desde a Idade Média, acredita-se que se um mentiroso colocar a mão na boca escultura, ela se fecharia.

O Blog Tiroleses no Brasil traz uma interessante entrevista apresentada no programa Floripa em Foco (TV FLORIPA/SC), que foi ao ar no dia 06/12/2016, na qual os professores Paulo Vendelino Kons, de Brusque, e Juliano Mazzola, de Nova Trento, tratam dos 180 anos da imigração italiana no Brasil, bem como da identidade nacional dos imigrantes tiroleses que fundaram Nova Trento.

Em outras ocasiões, o Blog Tiroleses no Brasil apresentou fatos e documentos que comprovam que o ano de 2015 não marcou os “140 anos de imigração italiana”. Tal festejo não passou de um mito propagado, inclusive, pela grande mídia.

Como é sabido, algumas entidades trentinas no Brasil participaram nas comemorações dos “140 anos”, pois realmente algumas comunidades foram fundadas por tiroleses em 1875, ano que marcou a chegada de um grande número de imigrantes europeus.

Reafirmamos que a imigração tirolesa no Brasil não se iniciou em 1875, mas em 1859 com tiroleses de língua alemã que se instalaram em Santa Leopoldina, no Espírito Santo (Colônia Tirol). Como afirmado anteriormente, existe entre algumas entidades uma intenção de se comemorar uma “imigração trentina” para descontextualizá-la da imigração austríaca, mas o que ocorreu, de fato, foi imigração tirolesa. O motivo é simples: em 1875, a região de Trento era austríaca. E foi austríaca de 1363 a 1918. O que havia em 1875 era a Província do Tirol, pertencente ao Império Austríaco, cuja parte meridional (de língua italiana) era chamada Tirolo Italiano ou Tirolo Meridionale (Südtirol, em alemão). Sobre o assunto, havíamos tratado em dois textos do Blog: “Os 140 anos da imigração que não foi” e também “140 anos de imigração?”

Passemos à interessante entrevista da TV Floripa. Tomamos a liberdade de divulgar uma edição da entrevista original, onde são destacadas as informações mas específicas sobre os 180 anos de imigração italiana no Brasil, com a fundação da Colônia Nova Itália (ou Dom Afonso) em 1836, atual localidade de Colônia, no município de São João Batista/SC – fato que, por si só, desmente o mito dos “140 anos”. Para assistir à entrevista completa, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s