Águia do Tirol homenageia imigrantes

monumento-aguia-tirol

O Blog Tiroleses no Brasil divulga o grandioso monumento inaugurado em outubro deste ano em Treze Tílias, e que recorda todos os imigrantes tiroleses que se estabeleceram no estado de Santa Catarina.

Por seu significado e simbolismo, o monumento intitulado Águia do Tirol, recém inaugurado em memória dos imigrantes tiroleses, tornou-se desde já um símbolo da imigração tirolesa no estado de Santa Catarina.

A águia gigante foi fabricada no Brasil, inspirada naquela que desfilou pelas ruas da cidade de Innsbruck, capital do Tirol austríaco, no ano de 2009. Tratou-se de um grandioso cortejo (link) que reuniu bandas e grupos culturais de todo o Tirol histórico (regiões de Innsbruck, Bolzano e Trento) para recordar os 200 anos da revolta tirolesa contra Napoleão, liderada pelo herói nacional Andreas Hofer (para conhecer quem foi esse personagem, clique aqui).

A doação do projeto artístico foi do austríaco Helmut Strobl e o recorte do metal que compõe a estrutura do monumento de 8x7m foi uma contribuição do trezetiliense Bernhard Josef Gratt, com pintura do artista Roberto Anrain. A família Thaler cedeu o local para a instalação do monumento e a prefeitura municipal de Treze Tílias entrou com os recursos necessários para a instalação criando a praça para abrigá-lo.

A placa comemorativa traz o antigo mapa Aquila Tirolensis (1620), de Matthias Burglechner, com os brasões das principais cidades tirolesas, e o seguinte texto explicativo de autoria do Prof. Everton Altmayer:

Águia do Tirol: símbolo de liberdade

Para os romanos e germânicos, a águia era um símbolo de força e liberdade. A águia do Tirol tem sua origem no século 13, no antigo brasão dos condes do Castelo Tyrol (Schloß Tirol), na cidade de Merano. Os condes dominavam o território desde o Lago de Garda até a cidade de Kufstein e seu brasão se tornou o símbolo da região alpina com as cidades de Innsbruck, Bozen, Brixen e Trento.
Santa Catarina é o estado brasileiro que mais recebeu imigrantes tiroleses (de língua alemã, italiana e ladina), vindos da Áustria entre 1875 e 1938. Os imigrantes fizeram de Treze Tílias “o Tirol barsileiro” e esta águia simboliza sua determinação em busca de liberdade, paz e prosperidade”.

monumento-aguia-tirol3

Haja vista que o estado de Santa Catarina é aquele que mais recebeu imigrantes tiroleses em todo o Brasil, nada melhor do que a águia da bandeira tirolesa para homenageá-los. Seja na grande imigração iniciada em 1875 que seguiu para o Vale do Itajaí (Rodeio e Rio dos Cedros) e Nova Trento, como naquela entre 1933 e 1938 com a fundação de Treze Tílias, a bandeira do Tirol com a águia vermelha era usada desde o Lago de Garda, na divisa com o Vêneto e a Lombardia, até os confins com a Baviera (Alemanha).

O brasão tirolês é o antigo símbolo do Condado do Tirol, unido integralmente à Áustria desde o longínquo ano de 1363 até 1918, quando a parte sul, com as cidades de Bolzano e Trento, foi anexada pela Itália como conquista de guerra.

Parabéns à cidade de Treze Tílias pelo belo monumento que recorda os milhares de imigrantes tiroleses que se estabeleceram em Santa Catarina!

monumento-aguia-tirol2

A nova praça inaugurada para abrigar o monumento Águia do Tirol.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Águia do Tirol homenageia imigrantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s