Águia do Tirol homenageia imigrantes

monumento-aguia-tirol

O Blog Tiroleses no Brasil divulga o grandioso monumento inaugurado em outubro deste ano em Treze Tílias, e que recorda todos os imigrantes tiroleses que se estabeleceram no estado de Santa Catarina.

Por seu significado e simbolismo, o monumento intitulado Águia do Tirol, recém inaugurado em memória dos imigrantes tiroleses, tornou-se desde já um símbolo da imigração tirolesa no estado de Santa Catarina.

A águia gigante foi fabricada no Brasil, inspirada naquela que desfilou pelas ruas da cidade de Innsbruck, capital do Tirol austríaco, no ano de 2009. Tratou-se de um grandioso cortejo (link) que reuniu bandas e grupos culturais de todo o Tirol histórico (regiões de Innsbruck, Bolzano e Trento) para recordar os 200 anos da revolta tirolesa contra Napoleão, liderada pelo herói nacional Andreas Hofer (para conhecer quem foi esse personagem, clique aqui).

A doação do projeto artístico foi do austríaco Helmut Strobl e o recorte do metal que compõe a estrutura do monumento de 8x7m foi uma contribuição do trezetiliense Bernhard Josef Gratt, com pintura do artista Roberto Anrain. A família Thaler cedeu o local para a instalação do monumento e a prefeitura municipal de Treze Tílias entrou com os recursos necessários para a instalação criando a praça para abrigá-lo.

A placa comemorativa traz o antigo mapa Aquila Tirolensis (1620), de Matthias Burglechner, com os brasões das principais cidades tirolesas, e o seguinte texto explicativo de autoria do Prof. Everton Altmayer:

Águia do Tirol: símbolo de liberdade

Para os romanos e germânicos, a águia era um símbolo de força e liberdade. A águia do Tirol tem sua origem no século 13, no antigo brasão dos condes do Castelo Tyrol (Schloß Tirol), na cidade de Merano. Os condes dominavam o território desde o Lago de Garda até a cidade de Kufstein e seu brasão se tornou o símbolo da região alpina com as cidades de Innsbruck, Bozen, Brixen e Trento.
Santa Catarina é o estado brasileiro que mais recebeu imigrantes tiroleses (de língua alemã, italiana e ladina), vindos da Áustria entre 1875 e 1938. Os imigrantes fizeram de Treze Tílias “o Tirol barsileiro” e esta águia simboliza sua determinação em busca de liberdade, paz e prosperidade”.

monumento-aguia-tirol3

Haja vista que o estado de Santa Catarina é aquele que mais recebeu imigrantes tiroleses em todo o Brasil, nada melhor do que a águia da bandeira tirolesa para homenageá-los. Seja na grande imigração iniciada em 1875 que seguiu para o Vale do Itajaí (Rodeio e Rio dos Cedros) e Nova Trento, como naquela entre 1933 e 1938 com a fundação de Treze Tílias, a bandeira do Tirol com a águia vermelha era usada desde o Lago de Garda, na divisa com o Vêneto e a Lombardia, até os confins com a Baviera (Alemanha).

O brasão tirolês é o antigo símbolo do Condado do Tirol, unido integralmente à Áustria desde o longínquo ano de 1363 até 1918, quando a parte sul, com as cidades de Bolzano e Trento, foi anexada pela Itália como conquista de guerra.

Parabéns à cidade de Treze Tílias pelo belo monumento que recorda os milhares de imigrantes tiroleses que se estabeleceram em Santa Catarina!

monumento-aguia-tirol2

A nova praça inaugurada para abrigar o monumento Águia do Tirol.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Águia do Tirol homenageia imigrantes

  1. Excelente monumento da “AGUILA TIROLESA” e belo comentário do Professor, Escritor Everton, realmente é verdadeira em sua dimensão, tipica e original. Orgulho para nós descendentes de TIROLESES tanto para os de lingua Alemã como Italiana. Parabéns. Auguroni.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s